Muitos automóveis têm uma mola em espiral ou de compressão, de aço, que é comprimida pela carga, como mola dianteira. Como mola traseira, usa-se uma mola de fôlhas ou camadas de aço, que enverga sob a ação da carga. Um terceiro tipo de mola de aço é a barra de torção, que torce sob a ação da carga. Barras de torção são usadas para cada roda dianteira em certos carros de passageiros e para as rodas dos caminhões. Alguns carros de passageiros têm, agora, uma barra de torção em cada lado do carro; a barra vai desde o eixo dianteiro ao eixo traseiro. Em cada extremidade, ela é montada com um arranjo de alavancas de modo que se a roda dianteira levantar sôbre uma lombada, a barra torce e faz com que a roda traseira se apóie com mais fôrça sôbre o chão. Dêste modo, a maior parte do choque não atinge a carroceria. A torcida da barra substitui a compressão ou o envergamento dos outros tipos de molas. A roda dianteira torce a barra em um sentido, a roda traseira torce-a no sentido oposto.
Um carro dotado de molas ordinárias ou anda arriado atrás, com uma carga completa de passageiros e bagagem, ou não será confortável quando carregar poucos passageiros e bagagem. Para compensar isto na suspensão por torção, um segundo conjunto de barras de torção de meio comprimento é ligado ao eixo traseiro. À medida que aumenta a carga, estas barras são acionadas por um motor elétrico de modo a suportarem parte da carga. Dêsse modo, o confôrto do carro, no que se refere ao molejo, é automaticamente ajustado para uma pessoa ou para uma carga completa.
MOLAS EM ESPIRAL E CARACTERÍSTICAS DA MOLA
As molas em espiral usadas nos amortecedores apresentam quatro propriedades específicas:
O que são molas helicoidais?
As molas helicoidais são parte integrante da suspensão do veículo. São elas que absorvem os impactos provocados por buracos e irregularidades do terreno, mantendo o equilíbrio, a estabilidade e a dirigibilidade do veículo em curvas ou freados.
Por que as molas helicoidais são vitais para a sua segurança?
Como todo componente da suspensão,as molas são consideradas itens de segurança.Além de absorver os impactos provocados por buracos e irregularidades do piso,elas também garantem uma altura adequada do veiculo.
Quando trocar as molas helicoidais?
As molas devem ser inspecionadas a cada 10 mil quilômetros ou trocadas quando forem identificados os seguintes sintomas de fadiga:
- Arriamento
Sintoma: O veículo apresenta a frente ou a traseira baixas em relação ao solo ou a um desnível lateral.
Conseqüências: Desgaste irregular dos pneus, desgaste prematuro dos amortecedores, batentes e coxins; impossibilidade do alinhamento da suspensão e danos nos pivôs e terminais de direção.
- Pintura descascada
Sintoma: Presença de ferrugem.
Conseqüência: A corrosão destrói, em parte, o tratamento dado ao aço das molas, tornando-as frágeis e sujeitas à quebra.
- Elos e espirais batidos
Sintoma: Batidas secas na suspensão.
Conseqüências: Perda de estabilidade, desgaste prematuro dos pneus e amortecedores, trincas na estrutura do veículo e comprometimento geral da suspensão.
- Quebra
Sintoma: Desnível instantâneo da altura do veículo.
Conseqüência: Grande probabilidade de perda de controle do veículo, com perigo iminente de acidentes.
Como garantir a sua segurança?
Constando alguns dos sintomas citados, recomenda-se a troca imediata das molas. O ideal é que se troque as 4 peças ou, em último caso, os pares. É importante lembrar que o conjunto de molas e amortecedor garante um perfeito funcionamento e durabilidade da suspensão.
Importante:
O equilíbrio e a estabilidade do seu veículo em curvas e freadas estão sujeitos ao bom funcionamento conjunto da mola e do amortecedor. Aconselhamos a substituição das molas a cada troca de amortecedores, um procedimento que garante o bom desempenho da suspensão e maior durabilidade dos amortecedores.
| Curiosidades |
| Você já ouviu falar que tudo nessa vida tem uma explicação? Isso inclui a cor dos pneus! |
- Dez mandamentos dos pneus - Como funcionam os pneus - Nova tecnologia mineira é simples e barata - Diversas Curiosidades - Efeito pula-pula - Amortecedor desgastado põe em risco a segurança |
|
Avenida Visconde do Rio Claro nº 30, próximo ao balão da 32 - Rio Claro - SP - (19) 3533-7373
Av. Piracicaba, n° 202 - Vila São João - Limeira - SP - (19) 3444-2653 |
Rio Claro |
Limeira |
Rio Claro |
Limeira |